segunda-feira, 7 de maio de 2012

da torre


no domingo do dia sete, resolvemos conhecer o box da Feira da Torre em que As Floristas expõem seu trabalho junto com outras comunidades de economia solidária. infelizmente, o box, que se situa em uma região bem desprivilegiada, já estava fechado (16h). uma senhora do box vizinho relatou a sua insatisfação em relação à localização e lamentou como esse fator compromete drasticamente as vendas.

aproveitamos a ocasião para pesquisar um pouco sobre o público que frequenta e os produtos que são vendidos na feira. conversamos com a dona Lígia, feirante há quase cinquenta anos e especialista em produtos feitos de capim dourado. segundo o seu relato, o público é muito diversificado, variando de habitantes locais a turistas de outras partes do Brasil e do mundo. isso reflete também a enorme variedade de produtos comercializados na feira. dona Lígia explica o seu grande sucesso com a clientela por contar com um atendimento diferenciado e preços abaixo do mercado, além de seus produtos serem fabricados a partir de matéria-prima regional. pesquisamos também em lojas de souvenirs e lembrancinhas da capital, que não apresentam grande diferenciação de produtos em relação a outros do mesmo setor vendidos na feira e trabalham com um público quase que exclusivamente de turistas. boxes que vendem produtos como alpargatas bordadas, pulseiras e acessórios já trazem um público mais geral, contando bastante com a clientela local.

como conclusão da pesquisa, ressaltamos a importância de estratégias de inserção no mercado de um produto novo. além disso, a possibilidade de venda de pequenos produtos de artesanato, com motivos e processo de produção locais por exemplo, é vista como uma oportunidade promissora dentro do contexto da Torre. ou seja, precisamos pesquisar sobre identidade local e ações de marketing!


produtos de capim dourado

souvenirs da capital

sapatos, bolsas e alpargatas bordadas

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